Veja como o estresse, metabolismo lento e a TPM alteram o seu peso e aprenda a controlá-los para emagrecer
por Kátia Neves
Não deixe o estresse te derrubar e engordar
Foto: Getty Images
Stress? Vá com calma!
Sinais
Acordar durante a noite, sentir cansaço de dia, ter dificuldade de concentração e apetite seletivo para determinados alimentos, como doces e carboidratos, notar aumento de gordura, especialmente no abdome.
Causas
A oscilação hormonal faz com que o organismo perca o equilíbrio físico e psíquico. E na busca da tranquilidade e do conforto perdidos, ocorrem os picos de ansiedade que levam a pessoa a comer mais, principalmente gordura e açúcar.
Solução
Investir em métodos que aliviam a tensão, como ioga. Mudar a alimentação e fazer atividade física aeróbica de 3 a 4 vezes por semana para elevar o bem-estar.
Dieta ideal
Se você é estressada, precisa de uma rotina alimentar para acabar com os picos de ansiedade e manter a insulina sob controle. Portanto, coma a cada 3 horas. Fique longe de carboidratos simples (farinha e açúcar brancos) e invista em alimentos com fibras solúveis, como berinjela, lentilha e maçã (fazem o corpo absorver mais devagar o açúcar, segurando o apetite) e vegetais verde-escuros, que são ricos em vitamina do complexo B, para equilibrar o sistema nervoso.
Sonolência é um sintoma típico do metabolismo lento
Foto: Getty Images
Metabolismo lento? Acelere a queima, já!
Sinais
Cansaço, fraqueza, sonolência e aumento do colesterol.
Causas
Emagrecer e engordar várias vezes descontrola o metabolismo e o corpo tende a retornar ao peso mais elevado. O hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireoide) também gera o problema.
Solução
Checar se a saúde está ok, alimentar-se a cada três horas e fazer exercícios regularmente - aeróbico, para queimar gordura, e localizado, para ganho de músculos (a chamada massa magra acelera o metabolismo).
Dieta ideal
Comer proteína (carnes e ovos) diariamente, para formar músculos, ingerir carboidratos integrais e evitar gorduras e doces.
Na TPM, evite cair na tentação dos doces
Foto: Getty Images
TPM? Mais equilíbrio
Sinais
Retenção de líquido, excesso de sono e aumento de apetite com predileção por doces.
Causas
A diminuição dos níveis hormonais (progesterona e estrogênio) provoca retenção de líquido e inchaço. O inchaço altera o metabolismo e aumenta o apetite especialmente por chocolates e guloseimas. Resultado: ganho de peso.
Solução
Diminuir o consumo de sal, cafeína, cigarro e fazer exercícios físicos. A drenagem linfática auxilia no processo de redução da retenção de líquidos, combatendo o inchaço.
Dieta ideal
Inclua no cardápio alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), vitamina D (peixe e laranja), vitamina B6 (granola, aveia) e magnésio (castanhas, nozes e vegetais verde-escuros). Beba bastante água e chás de ervas.
Oi Maria Lúcia...
ResponderExcluirEu tô excluída deste post por razões óbvias...rsrsr Separação emagrece naturalmente, mas estou me sentindo péssima sem minha barriguinha de dançarina do ventre e as curvas que perdí.
Me pesei esta semana e prefiro nem comentar quanto a balança acusou... isso sem descontar o peso do tênis e do resto da roupa.
Eu entrei aquí pra dar meus pitacos quando lí sobre fazer ioga.
MENINAS, NÃO SUBESTIMEM O PODER DA IOGA!
Eu conseguí voltar a dormir sem remédios, controlar meu pânico com a respiração que aprendí na aula.
A minha professora dava exercícios específicos para tireóide e vou dizer pra vcs; funciona mesmo!
É um método natural que equilibra o corpo e aumenta a auto estima porque a medida que voce vai adquirindo segurança, voce vai se entregando a exercícios mais difíceis.
Quando alguém me dizia que já estava fazendo os exercícios em que ficavam de ponta cabeça eu pensava: ah tá bom... quem me dera!
Cheguei a me equilibrar de ponta cabeça sobre a cabeça, segurando as pernas com o antebraço.
Ioga dá força física, folego, queima calorias pra caramba e acalma.Estas são palavras de uma mulher que começou as aulas meio cética e hoje só tenho coisas boas pra falar sobre ioga.
Estou na torcida para que voces chegeum ao peso ideal... coisa que eu também preciso pois ao contrário de voces estou muito abaixo do peso, o que também não é legal!
Beijos e boa sorte a todas.
Oi Lúcia querida.
ResponderExcluirVocê nos presenteou mais uma vez com um post cheio de dicas legais!!
Como você disse, o difícil é continuar a dieta,não desistir e sim persistir.Um dia de cada vez e todas alcançarão seus objetivos!!
Estou na torcida!!!
Bjs e fica na Paz do Senhor Jesus Cristo!
Oiiii, minha amiga querida !!!
ResponderExcluirQue delícia te receber lá no blog! Vc sabe que és uma amiga do coração, né? Vc foi uma das primeiras amigas que tocaram meu coração logo que cheguei aqui na blogosfera e agradeço a Deus por ter te comhecido, viu?
Amiga, acredito que pelo Mozilla deu certo !! Seu comentário tá lá e amei , viu?
Lúcia, amei este seu post...vou anotar esta dieta do estresse....eu ando bem triste novamente, com minha filha...ela continua áspera comigo e sem nenhum pingo de amor por mim...tenho estado triste....e isto tem atrapalhado minha dieta...esta semana não to conseguindo direito...mas, vamos em frente que com a ajuda do Senhor a gente consegue, né?
Um beijão cheio de carinho!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Maria Lúcia,
ResponderExcluirÓtimas dicas, geralmente, engordo 4 quilos durante o período menstrual, e depois ele desaparece, tudo retenção de líquidos.
Mas continuo na luta, aos poucos e sempre.
Beijos
Oi Maria Lúcia
ResponderExcluirPerseverança é a palavra chave em muitas coisas difíceis na vida, se tratando de dieta esta palavra é super importante e assume uma proporção muito grande.
Seu post ficou excelente, informações muito boas, fáceis de serem lidas e entendidas.
Desejo de coração que você conquiste a sua meta desejada, sem sacrifícios e feliz.
Um beijo.
Oi Lucia!!
ResponderExcluirEu também tava com saudade, saudade de te receber lá em casa, fiquei muito contente!!
Sim, vou providenciar uma balança pra poder acompanhar semanalmente! Vou começar com calma, porque me conheço, é exatamente o que vc falou aqui nesse post, "começar é fácil, difícil é continuar", então vou beeem devagar, preciso me acostumar a comer melhor, selecionando, diminuindo os doces, saboreando mais as refeições, comendo sem tanta pressa. Essa semana comecei a controlar a ansiedade... nas horas que dá aquela vontade de beliscar alguma coisa do tipo biscoito doce ou chocolate, estou agora tomando água (ou suco)!!! E esperando a hora certa para comer direitinho! Vou me manter firme pra me reeducar, tomara que consiga.
Você também, continue perseverando, vc está indo super bem e concordo! É melhor perder o mínimo que for do que ganhar peso.
E vamo que vamo!! rs
Beijos!!
Adorei o post beijos .
ResponderExcluirOi querida, que bom que vc escreveu la no meu cantinho...
ResponderExcluirmandei um e-mail pra vc!
Bjus e fique com Deus
Oi Amada,quem usa e coloca os nomes é meu esposo, eu ainda não conseguir mexer sozinha.
ResponderExcluirVou pedir para ele me explicar e te falo.
Pena não poder te ajudar.
Beijão.
Amiga amada,
ResponderExcluirquantas informações importantes !!!!
Nós que sofremos horrores com a tpm, sabemos o quanto é verdade a retenção de liquidos.
Obrigada pelas dicas.
Beijo com carinho de suas amigas do Acre
Oi coração.
ResponderExcluirO importante é que estas conseguindo.
Continuo na torcida por voce.
Adorei o seu poste sobre TPM e outras coisinhas super interesantes.
bjtos.Nile.
Oi Maria Lucia...adorei esse seu post - eu ja ntei diferença de 4 kg em uma semana... por esse motivo...
ResponderExcluirViu, sobre as almofadas eu comecei e abandonei kkk, falta alguns detalhes pra finalziar... ai tava deixando elas por baixo da pilha... assim que eu terminar post e digo a finalidade la no blog tambem...
bjkas que seu 2011 seja maravilhoso!
Bom dia amiga amada,
ResponderExcluircoloquei uma foto do Tacacá procê conhecer e aproveito para te convidar para saborear um conosco.
Um ótimo final de semana.
Beijo com carinho
Obrigada pelas dicas, seu blog está super legal.
ResponderExcluirGrandes bjs.